Início Microsoft O que é BranchCache e como configurar na sua rede?

O que é BranchCache e como configurar na sua rede?

1091
2

Nesse artigo vou falar sobre o que é BranchCache e como configurar essa tecnologia na sua rede. Como sabemos, as redes de computadores evoluíram, e muitas empresas tem seus ambientes com conexões locais (LAN) e conexões externas (WAN). Mas temos aqui um desafio: como usuários externos podem acessar a rede local com qualidade já que conexões remotas geralmente tem uma alta latência e são lentas?

Quando temos uma conexão entre Matriz-Filial, temos o desafio de fornecer uma conexão de boa qualidade de modo a não afetar os processos da empresa. O BranchCache ajuda a lidar com esses desafios pois armazena em cache os dados de servidores remotos, por exemplo (servidores de arquivos e servidores web), para que os usuários das filiais possam acessar as informações mais rapidamente.

Normalmente, uma filial solicita conteúdo de um servidor que está na Matriz, que entrega os dados solicitados por uma WAN, como a Internet. No entanto, pode haver várias solicitações dos mesmos dados, tendo como resultado um tráfego repetitivo, o que pode consumir desnecessariamente a valiosa largura de banda da WAN (Internet). O BranchCache melhora a utilização da WAN, pois, quando o conteúdo é armazenado em cache na filial, não é necessários usar a conexão WAN para acessar os arquivos novamente. Com isso economizamos a largura de banda e melhoramos o desempenho da rede.

Quando o BranchCache está ativo nos computadores ou servidores na filial e fazem uma solicitação de um conteúdo na Matriz, esses dados são armazenados em cache nesses servidores ou computadores, e quando for necessário acessar os mesmos dados, eles serão recuperados do cache. Se o conteúdo tiver mudado desde que o cache foi criado, o BranchCache poderá recuperar uma versão atual do conteúdo, que será armazenado em cache novamente.

O BranchCache foi apresentado pela primeira vez no Windows Server 2008 R2 e no Windows 7 e foi atualizado nas novas versões dos sistemas operacionais da Microsoft.

Podemos configurar o BranchCache de dois modos:

  • BranchCache Distribuído – Com o BranchCache distribuído, não há servidor dedicado para armazenar os dados. Cada máquina no local tem seu próprio cache. Quando um cliente acessa os dados de um servidor remoto, ele verifica se algum computador tem esses dados armazenados em cache. Se alguma máquina local tiver os dados, ele será enviado para a máquina solicitante.
  • BranchCache Hospedado – Com o BranchCache hospedado, existe um servidor dedicado para armazenar em cache os dados acessados em servidores remotos. Todos os clientes consultam esse servidor para ver se possui uma cópia dos dados necessários. Quando os dados não estiverem disponíveis no servidor, o cliente vai acessar os dados diretamente do servidor remoto, em seguida, esses dados serão armazenados em cache no Servidor BranchCache para acesso posterior.

Nos dois modos, o servidor remoto ainda é contatado para obter valores de hash para os dados solicitados. É através dos valores hash que impedem que os clientes obtenham os dados desatualizados do Servidor BranchCache. Se os dados forem alterados no servidor remoto, um novo hash será gerado.

LEIA TAMBÉM:

Como quebrar senha do Windows usando o Hirens BootCD

Como compartilhar pasta na rede com Grupo Doméstico

Como fazer Acesso Remoto no Windows

Conexão de área de trabalho remota do Windows

BranchCache Distribuído Windows Server 2008 R2 e Windows 7

BranchCache Hospedado Windows Server 2008 R2 e Windows 7

BranchCache Windows Server 2012 R2 e Windows 8.1 Distribuído

BranchCache Windows Server 2012 R2 e Windows 8.1 Hospedado

BranchCache Windows Server 2016 e Windows 10 Distribuído

BranchCache Windows Server 2016 e Windows 10 Hospedado

E para manter-se sempre bem informado, CLIQUE AQUI e assine gratuitamente nossa newsletter para receber os novos artigos!

Até mais…

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa Tarde Marco,

    Estou tentando implementar o Branchcache na empresa que trabalho no modo hospedado, o cliente reconhece o servidor hospedeiro e os status está todos OK, tanto o cliente quanto o servidor hospedeiro, só que na hora de transferir arquivo não funciona.

    Acho que a algum problema na parte do servidor da matriz, pois quando digito netsh branchcache show status, aparece que o branchcache não está instalado, por favor, poderia dizer quais GPOs deve ser configuradas no servidor da matriz.
    Eu só configurei a GPO Lanman e instalei o branchcache na matriz.

    Desde já agradeço
    Wilson Carlos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui