Quando você cria uma imagem do sistema, você pode restaurar o sistema operacional inteiro no mesmo disco rígido ou em um novo, e incluirá todos os seus programas instalados, configurações, etc.
Fazer backup é extremamente importante para preservar seus dados, mas copiar e colar todos os arquivos no disco rígido externo manualmente não é interessante. Com programas de backup o processo fica mais fácil de gerenciar e todas as informações são copiadas e transferidas com segurança para o seu dispositivo de armazenamento de backup.
O que é imagem do sistema?
Imagens do sistema são backups completos de todo disco rígido do seu computador ou de uma única partição. O programa que gera as imagens do sistema examina o disco rígido e copia tudo. Com isso você tem uma imagem completa do sistema, sendo possível restaurar o estado do sistema.
Além dos arquivos, a imagem do sistema também tem seus aplicativos, drivers, configurações, etc, e coloca tudo em um único arquivo. Ao restaurar a partir de uma imagem do sistema, além de recuperar seus arquivos e pastas, você também estará restaurando a configuração completa do Windows da maneira que estava quando criou a imagem.
Existe vários Programas que geram backup da imagem do sistema, e para restaurar a imagem do sistema você precisa usar a mesma ferramenta. O próprio Windows cria imagens de sistema que contêm vários arquivos com as extensões .xml e .vhd.
Vantagens do backup da imagem do sistema
A maior vantagem do backup da imagem do sistema é uma recuperação mais rápida de sistemas inteiros. Por exemplo, se um disco rígido travar, você pode substituí-lo, restaurar a imagem e ter o sistema de volta no momento em que a imagem foi criada. Não há necessidade de reinstalar o Windows ou seus aplicativos.
O backup de imagem do sistema também é útil em casos de falha de hardware ou software, recuperação de desastres ou qualquer ataque de malware. Com backups baseados em imagem de sistema bem gerenciados, o tempo de inatividade pode ser reduzido para minutos.
Desvantagem do backup da imagem do sistema
Se você fizer um backup normal de suas informações importantes, comprar um novo computador e tentar restaurar os dados na nova máquina, não terá nenhum problema.
A maior desvantagem do backup de imagem do sistema – além de demorar – é que você não pode restaurar o backup em um PC diferente. O backup da imagem do sistema é baseado no seu hardware atual, e provavelmente não vai funcionar em um computador com hardware diferente.
Você pode restaurar a imagem do sistema em um computador diferente se a configuração do hardware for idêntica. Mas se você tentar recuperar a imagem do sistema com configurações de hardware diferente poderá ter problemas de compatibilidade.
Backup de arquivos VS Backup da imagem do sistema
- O backup de arquivos é mais rápido para recuperação e, normalmente, ocupa menos espaço do que o backup de imagem do sistema.
- Se você estiver lidando com um servidor de arquivos, será mais rápido recuperar o sistema através de um backup de imagem do sistema, inclusive os dados de usuários.
- O backup de imagem permite recuperar a configuração do sistema e as estruturas das partições. O backup de arquivo preserva apenas a estrutura dos dados.
- Com o backup de arquivos, ao contrário de uma imagem do sistema, você pode restaurar os dados em outro computador. Com a imagem do sistema poderá ter problemas de compatibilidade.
Como criar backup da imagem do sistema no Windows 10?
Como é complicado quando o computador do nada para de iniciar o sistema, não é mesmo? E que para restaurar o sistema geralmente é necessário fazer a formatação e instalar todos os programas novamente.
Mas saiba que existe um recurso bem útil no Windows 10 para recuperar o sistema operacional. Estou falando do backup e restauração da imagem do sistema.
E neste vídeo vou te ensinar passo a passo como criar um backup da imagem do sistema e também como fazer a restauração da imagem do sistema.
LEIA TAMBÉM:
Como entrar em modo de segurança no Windows 10