Início Infraestrutura O que é software livre, proprietário e código aberto?

O que é software livre, proprietário e código aberto?

678
0

Em primeiro lugar, vale lembrar que software é o sistema que faz você interagir e processar informações em seu computador. Absolutamente tudo que você vê funcionando (ou com dificuldade para funcionar) através do monitor do seu computador é graças a algum software. Neste sentido, vale lembrar que existem inúmeros softwares, e que você diariamente usa diversos deles. Alguns exemplos são:

  • Navegadores de internet
  • Editores de vídeos
  • Editores de fotos
  • Gerenciadores de planilhas
  • Editores de textos, entre outros

Mas afinal, como saber se você está usando um software livre? Um software livre é aquele que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem qualquer tipo de restrição. Não há nenhuma implicação em termos de direitos autorais para o uso de um software considerado livre.

O que é software proprietário?

O software proprietário, muitas vezes também chamado de software não livre ou apenas software privativo, é um software um pouco mais restrito. Você que é usuário pode utilizar estes softwares, desde que o produtor lhe autorize previamente. Em geral, essa autorização se dá no momento em que se compra tal software, pois durante o período de instalação você precisa concordar com os termos de uso.

Sendo assim, alterações como cópias e edições em softwares proprietários configura pirataria e violação de direitos autorais, sendo tal conduta reconhecida como crime de acordo com a legislação brasileira vigente.

O que é software de código aberto?

Quando você começa a ler sobre Tecnologia da Informação (TI) ou a entender mais a fundo os mecanismos da informática, eventualmente você se depara com termos envolvendo código-fonte e afins. Em suma, o código de um software é como se fosse seu DNA, ou seja, local onde são armazenadas informações que o constituem.

Em tese, seria importante este código não ser compartilhado justamente para que marcas concorrentes não aproveitassem este código para criar um software superior para a mesma função. Mas alguns softwares apostam justamente em deixar livre seus códigos, os quais são chamados de softwares de código aberto.

Um software de código aberto, em resumo, é um software passível de ser acessado e editado. E os produtores destes softwares consideram esta uma estratégia efetiva para a manutenção do mesmo.

Ao deixar o código do software acessível a seus usuários, parte-se do princípio de que os usuários irão corrigir eventuais falhas ou até mesmo ajudar a aprimorar o sistema. Acaba sendo uma relação de duplo benefício, pois os usuários aproveitam os recursos do software, e o produtor do software recebe menos reclamações e cobranças em relação a eventuais falhas operacionais.

O que é software de código fechado?

O software de código fechado opera em uma lógica inversa ao software de código aberto. Enquanto este último permite ao usuário conhecer seu código-fonte e fazer possíveis alterações para personalizar sua experiência, o software de código fechado mantém seu código totalmente inacessível ao usuário.

A experiência com um software de código fechado é totalmente padronizada, na qual o usuário precisa adequar-se às exigências do produtor do software.

Vantagens do software proprietário

O software proprietário, por ser um software pago, acaba tendo algumas vantagens significativas em relação aos softwares livres. Dentre as vantagens de apostar neste modelo de software, podemos destacar as seguintes:

  • Contribuição com o mercado tecnológico: se, por um lado, a pirataria prejudica diretamente o mercado tecnológico e a manutenção de profissionais que dedicam seu tempo em criar novas tecnologias, a compra de softwares proprietários realiza o oposto. Ao comprar um software proprietário você ajuda os profissionais criadores da marca a continuar aprimorando seu serviço.
  • Credibilidade: sendo uma das áreas de maior competitividade no mercado, quando uma marca de tecnologia voltada à informática se compromete em oferecer um serviço de qualidade, ela precisa cumprir com tal expectativa. Por isso, quando você adquire um software proprietário você tem a credibilidade de uma marca profissional.
  • Segurança: os softwares proprietários possuem códigos fechados. Sendo assim, ao adquirir um software deste formato você tem a plena segurança de estar adquirindo um software em perfeitas condições de funcionamento.
  • Assistência técnica especializada: com os softwares proprietários, você conta com assistência técnica sempre que precisar. Se você trabalha como freelancer sabe muito bem o quanto essa assistência pode ser decisiva quando você enfrenta um problema inesperado no meio de um trabalho com prazo esgotando!

Vantagens do software livre

Entre as vantagens do software livre, talvez a mais óbvia seja o fato de ser gratuito. Ao apostar em um software com este formato, você não tem custo de instalação, aproveita o desempenho do software em sua totalidade e não contribui com a pirataria. Somando-se a isso, você tem liberdade para copiar, instalar em quantos computadores julgar necessário e usar totalmente a vontade.

Quando comparado a um software proprietário que realiza a mesma tarefa, normalmente um software livre possui desempenho inferior. Mas sempre que você não puder investir em instalação de softwares mais sofisticados, procure um software livre que realize a mesma função. Com certeza você irá encontrar um que satisfaça suas necessidades!

LEIA TAMBÉM:

Como criar aplicativos para Android

Como se tornar um Desenvolvedor de Games

O que é Computação em Nuvem

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui