Basicamente, Computação em Nuvem significa armazenar e acessar dados e programas pela Internet em vez do disco rígido do seu computador. É o uso de vários serviços, como servidores, desenvolvimento de software, armazenamento, etc.
Para que seja considerado “Cloud Computing“, você precisa acessar seus dados ou seus programas pela Internet. A Computação em Nuvem depende de recursos de computação compartilhada, em vez de ter servidores locais ou dispositivos pessoais para lidar com aplicativos. Os serviços são entregues e usados pela Internet e são pagos pelo cliente conforme o uso.
Características básicas dos fornecedores de Computação em Nuvem:
- O cliente da nuvem paga apenas pelos serviços utilizados.
- O back-end é gerenciado por um fornecedor de nuvem.
- Os serviços são escalonáveis.
Muitos avanços da Computação em Nuvem estão relacionados à virtualização. A capacidade de pagar sob demanda e escalar rapidamente é, em grande parte, o resultado de fornecedores de Computação em Nuvem serem capazes de reunir recursos que podem ser divididos entre vários clientes.
É comum categorizar serviços de Computação em Nuvem como Infraestrutura como Serviço (IaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) ou Software como Serviço (SaaS).
Sobre o Ambiente de Nuvem (Cloud Computing)
Basicamente os ambientes de nuvem podem ter cinco características principais:
- Amplo acesso à rede: os clientes acessam serviços em nuvem pela Internet.
- Conjunto de recursos: os clientes dentro de uma organização podem usam os mesmos servidores, armazenamento ou outros recursos de computação.
- Serviço medido: os clientes pagam pela quantidade de recursos que usam em um determinado período de tempo.
- Atendimento sob demanda: os clientes podem começar a usar os recursos da nuvem rapidamente.
- Expansão: os clientes da nuvem podem facilmente aumentar ou diminuir o uso de recursos de acordo com suas necessidades.
Modelos de Computação na Nuvem
A Computação em Nuvem pode ser dividida em várias subcategorias, dependendo da localização física dos recursos de computação e de quem vai acessar esses recursos.
Os fornecedores de nuvem pública oferecem seus serviços de computação para qualquer pessoa. Eles mantêm grandes data centers.
Uma nuvem privada é um ambiente reservado para o uso exclusivo de uma organização. Algumas empresas optam por manter alguns dados e aplicativos em uma nuvem privada por motivos de segurança. As organizações geralmente tem duas opções em uma nuvem privada: elas podem configurar uma nuvem privada em seus próprios datacenters ou podem usar um serviço de nuvem privada hospedada.
Uma nuvem híbrida é uma combinação de uma nuvem pública e privada com algum nível de integração. Por exemplo, uma empresa poderia executar servidores Web em sua própria nuvem privada e usar um serviço de nuvem pública para aumentar a capacidade em períodos específicos.
Tipos de Cloud Computing
A variedade de serviços de Computação em Nuvem disponíveis é grade, mas a maioria se enquadra em uma das seguintes categorias.
SaaS (software como serviço)
Esse tipo de computação em nuvem pública fornece aplicativos pela Internet por meio do navegador. Os aplicativos de SaaS mais populares para empresas podem ser encontrados no G Suite do Google e no Office 365 da Microsoft. Um exemplo popular de SaaS é o pacote do Microsoft Office 365 . Em vez de executar o programa localmente, o Office 365 é vendido como uma assinatura.
Normalmente, os aplicativos SaaS oferecem opções de configuração, bem como ambientes de desenvolvimento que permitem aos clientes realizar suas próprias modificações. Como está hospedado na nuvem é mantido atualizado.
IaaS (infraestrutura como serviço)
Os provedores de nuvem pública oferecem armazenamento e serviços de computação com base em pagamento por uso. Há muitos exemplos de IaaS, incluindo o Amazon Web Services, Google Compute Engine e o Apache CloudStack.
Os serviços oferecidos pelos principais provedores de nuvem pública é grande: redes privadas virtuais, bancos de dados, monitoramento de aplicativos, Big Data, e muito mais. O Amazon Web Services continua sendo o líder de mercado.
PaaS (plataforma como serviço)
O PaaS fornece conjuntos de serviços especificamente para os desenvolvedores, que podem usar ferramentas, processos e APIs compartilhados para acelerar o desenvolvimento, o teste e a implantação de aplicativos. Para as empresas, a PaaS pode garantir que os desenvolvedores tenham acesso imediato aos recursos.
Um exemplo de PaaS é o Microsoft Azure, que é usado pelas principais organizações. O Microsoft Azure pode ser usado para diversos projetos, incluindo máquinas virtuais, bancos de dados relacionais SQL, aplicativos da Web, etc.
Curso Azure Online Microsoft: Aprenda do Zero
Com o Curso Azure Online você vai criar o seu primeiro Data Center em nuvem, totalmente do Zero! (Utilizando a plataforma de computação em nuvem que mais cresce no mundo: o Microsoft Azure!
Se você não entende nada de cloud computing, e gostaria de aprender, perfeito! Esse curso é para você. Clique na imagem abaixo e confira…
E para manter-se sempre bem informado, CLIQUE AQUI e assine gratuitamente nossa newsletter para receber os novos artigos!
Até mais…
LEIA TAMBÉM:
Como configurar uma conexão VPN
Como criar uma máquina virtual