Novo ataque de Ransomware Petya já causa danos a várias pessoas e empresas! Há relatos do Petya ter se espelhado nos Estados Unidos e na Europa, infectando inclusive computadores no Brasil.
O novo Ransomware Petya, pelas informações que tenho, não será possível resgatar seus dados, mesmo realizado o pagamento via Bitcoin.
Os computadores infectados exibem uma mensagem exigindo um resgate no valor de $300,00 Dólares. Aqueles que pagam são convidados a enviarem a confirmação do pagamento para um endereço de e-mail específico. No entanto, esse endereço de e-mail foi encerrado pelo provedor de e-mail.
Isso significa que não há mais nenhuma maneira para as pessoas conseguirem a chave para resgatar os dados.
As fotos que circulam nas redes sociais de supostamente computadores infectados pelo novo ataque de Ransomware exibi uma mensagem afirmando: “Seus arquivos não são mais acessíveis porque foram criptografados” e exigem um resgate de $300,00 Dólares na moeda digital Bitcoin.
Como o novo ataque de Ransomware infecta os computadores?
O ataque do Ransomware WannaCry ou WannaCrypt do mês passado afetou mais de 230.000 computadores em mais de 150 países, inclusive a gigante Telefônica.
Segundo informações de especialistas em segurança cibernética, confirmaram que o novo ataque de Ransomware está usando o mesmo recurso – um programa que aproveita a vulnerabilidade de um software – como WannaCry.
O exploit – chamado EternalBlue – foi vazado pelo grupo de hackers Shadow Brokers em abril de 2017, e o novo Ransomware Petya está usando da mesma técnica.
Ainda não está claro como os primeiros computadores foram infectados com o novo ataque de Ransomware.
Várias empresas desligaram seus computadores na tentativa de evitarem o ataque do Ransomware Petya.
E você Profissional de TI, como está se protegendo? Os computadores da sua empresa estão atualizados e usam sistemas originais? Abaixo eu gravei um vídeo explicado do ataque anterior, o Ransomware Wannacry.
O que é Ransomware Wannacry e como se proteger?
E para manter-se sempre bem informado, CLIQUE AQUI e assine gratuitamente nossa newsletter para receber os novos artigos!
Até mais…