O Gerenciador de Tarefas é um recurso disponível no Windows que mostra quais programas estão sendo executados no seu computador. Ele permite que um usuário visualize cada uma das tarefas atualmente em execução no computador, os processos e o desempenho geral do PC.
Como uma ferramenta de monitoramento, o Gerenciador de Tarefas exibe dados básicos de desempenho de CPU, memória, etc. Os profissionais de TI geralmente usam o Gerenciador de Tarefas para identificar rapidamente o que pode estar afetando o desempenho do sistema.
Uma das coisas mais comuns feitas no Gerenciador de Tarefas é usar “Finalizar Tarefa” para impedir que um programa seja executado. Se um programa não estiver mais respondendo, você poderá optar por Finalizar tarefa no Gerenciador de tarefas para fechar o programa sem precisar reiniciar o computador.
Para que serve o Gerenciador de Tarefas do Windows?
Com o Gerenciador de Tarefas do Windows é possível verificar os programas abertos como também os programas que estão sendo executado em segundo plano.
O Gerenciador de Tarefas pode ser usado para encerrar programas em execução, bem como para ver o uso de recursos de hardware do computador, quais programas e serviços estão sendo iniciados e muito mais.
Como abrir o Gerenciador de Tarefas?
Existe algumas maneiras de iniciar o Gerenciador de Tarefas, o que provavelmente é uma coisa boa, principalmente se seu computador está com algum tipo de problema.
Vamos começar da maneira mais fácil primeiro: CTRL + SHIFT + ESC . Pressione as três teclas juntas ao mesmo tempo e o Gerenciador de Tarefas será iniciado.
Outra maneira para abrir o Gerenciador de Tarefas é pressionar ao mesmo tempo as teclas CTRL + ALT + DEL, que inclui uma opção para abrir o Gerenciador de Tarefas, entre outros recursos. No Windows XP, CTRL + ALT + DEL abre o Gerenciador de tarefas diretamente.
Outra maneira fácil de abrir o Gerenciador de Tarefas é clicar com o botão direito do mouse na barra de tarefas e clicar em Gerenciador de Tarefas.
Você também pode iniciar o Gerenciador de Tarefas por meio de um comando. Inicie o Prompt de Comando, ou pressione as teclas (WIN + R), e execute o comando “taskmgr”.
Monitor de Recurso do Windows
Monitor de recursos do Windows é um recurso do sistema que foi incluído no Windows Vista e versões posteriores do Windows que permite aos usuários verificar a alocação de recursos em um computador, sendo adequado para usuários avançados que precisam de mais detalhes sobre a execução de processos e serviços.
O Monitor de Recursos exibe dados em tempo real do PC e permite que os administradores e outros usuários verifiquem como os recursos do sistema estão sendo usados. É um utilitário gratuito que e é muito útil para monitorar problemas de desempenho do seu computador.
Para abrir o Monitor de recursos do Windows, inicie o Gerenciador de Tarefas pressionando as teclas CTRL + SHIFT + ESC ou clicando com o botão direito do mouse na Barra de Tarefas e escolhendo Gerenciador de Tarefas. Abra a guia Desempenho e clique no botão “Monitor de Recursos” ou “Abrir o Monitor de Recursos”.
O Monitor de Recursos Também pode ser iniciado digitando “resmon” na caixa de pesquisa do Windows. É possível exibir várias informações, como o uso da CPU, disco e memória. O gráfico que é exibido torna mais fácil para aqueles que gerenciam um sistema.
Gerenciador de Tarefas e Monitor de Recursos no Windows 7, 10
E para manter-se sempre bem informado, CLIQUE AQUI e assine gratuitamente nossa newsletter para receber os novos artigos!
Até mais…
LEIA TAMBÉM:
Como ativar Criptografia em unidades USB
Como ativar Criptografia de disco
Como ser um Hacker Profissional
Como usar o Monitor de Desempenho