Muita gente me pergunta qual a diferença entre hacker e cracker? Sendo muitas vezes utilizado como sinônimos, existe uma grande diferença entre hacker x cracker no mundo da tecnologia… Podemos dizer que hackers são pessoas que modificam ou elaboram sistemas de computadores.
Esses indivíduos são muito utilizados em tarefas de proteção contra ataques providos da internet, identificando e solucionando problemas referente a segurança da informação. Já os crackers são indivíduos que quebram a segurança, realizado práticas não éticas, como quebra de senhas e acessos indevidos às informações.
Se você procurar na internet notará várias matérias de sites invadidos pelos crackers. Por coincidência, quando esses sites são invadidos e controlados pelos crackers, geralmente são colocadas mensagens ofensivas contra o governo. Os prejuízos são incalculáveis dependendo do controle obtido por esses crackers.
Qual a diferença entre hacker e cracker
Esses dois grupos de pessoas possuem praticamente as mesmas habilidades com computadores, mas um utiliza de forma legal e o outro ilegal. Enquanto os hackers estão protegendo os sistemas, principalmente sites de empresas, os crackers estão tentando invadir e pegar essas informações de forma indevida. Quando conseguem o objetivo, geralmente eles subornam as vítimas, e por isso são vistos como criminosos!
Hacker x Cracker
Esses dois grupos de experts em computação foram criados para que leigos possam diferenciá-los. Para se defenderem, foram os próprios hackers que criaram em 1985 o termo “cracker” para não serem confundidos com pessoas que realizavam práticas ilegais na internet.
Mas pelo fato dos grupos terem as mesmas habilidades e fazerem a mesma coisa, essa separação não agradaram a todos. Mas no geral, no meio tecnológico, esse termo é bem aceito. Vários blogs e até dicionários definem e conceituam os hackers como profissionais do bem e os crackers como profissionais do mal. Acredito que a pergunta “qual a diferença entre hacker e cracker” vai ser estendida por muito tempo. Muitos amigos e conhecidos que são da área de TI ainda confundem o termo.
E você, o que achou do assunto? Você considera essa separação importante, ou hacker x cracker podem ficar pulando entre os grupos simplesmente fazendo o que acha certo? Deixe seu comentário!
E para manter-se sempre bem informado, CLIQUE AQUI e assine gratuitamente nossa newsletter para receber os novos artigos!
Até mais…
Leia também:
Como remover propagandas do navegador