Início Microsoft Como configurar RAID 1 (espelhamento) no Windows?

Como configurar RAID 1 (espelhamento) no Windows?

2564
17

Como configurar RAID 1 (espelhamento) via Software no Windows?

Bom, já imaginou se perder seus arquivos caso aconteça alguma falha no Disco Rígido (HD)? Realmente não seria agradável, e os prejuízos podem ser enormes!

E caso seja um empresário ou gestor de TI, é de sua responsabilidade contratar um Profissional de TI capaz de implementar uma segurança para proteger um dos seus principais ativos: “suas informações!”.

E neste artigo vou te ensinar como configurar RAID 1 (espelhamento), de modo que você possa ter uma cópia sincronizada do seu HD  onde estão armazenados seus arquivos importantes.

Mas antes, se você ainda não se inscreveu em nossas redes sociais, não perca tempo. Clique nos links abaixo e confira nossas dicas e os melhores treinamentos online de TI para alavancar sua Carreira Profissional!

Facebook     Youtube     Google+     Twitter     Linkedin

Existem duas opções para montar uma matriz RAID 1, via Hardware e via Software. E neste artigo vou tratar do RAID 1 via Software, ou seja, usando o próprio sistema Windows para configurar o RAID 1. LEIA TAMBÉM (Como entrar no modo de segurança no Windows 8 e 10).

O que é RAID 1 (espelho)?

Podemos dizer que RAID 1 é uma cópia (espelho) de um HD. Esse recurso de espelho é implantando quando se deseja ter uma tolerância contra falhas nos discos (HD). Ou seja, se um dos discos falhar, o outro ainda continua acessível.

Quando ocorre uma falha em um dos HDs, e extremamente importante fazer a substituição do disco para reconstruir a matriz RAID 1 (espelhamento).

RAID 1 via Hardware ou via Software?

Hoje em dia, qualquer placa mãe disponibiliza uma controladora RAID com diversos níveis, como RAID 0, RAID1, etc. LEIA TAMBÉM (Como configurar RAID 0 no Windows).

Se pretende instalar o sistema operacional no nível RAID 0, ou seja, para aumentar o desempenho, já que os dados serão divididos entre os discos, é necessário usar o RAID 0 via Hardware.

Mas se deseja apenas fazer um espelho do seu HD, mantendo uma tolerância contra falhas, o RAID 1 pode ser configurado via software, no próprio sistema Windows.

Vantagens do RAID 1 via Software (Windows)

  • Portabilidade – Uma matriz RAID 1 configurada no Windows permanecerá se você substituir sua placa mãe; Uma matriz RAID 1 via Hardware (chipset da placa mãe) provavelmente não estará ativa se substituir a placa mãe, porque provavelmente usará uma controladora RAID diferente.
  • Gerenciamento – Criar e formatar partições de disco rígido utilizado a interface gráfica do Windows é mais fácil do que usar um utilitário de texto aparentemente desatualizado do chipset da placa mãe.
  • Performance – Uma verdadeira controladora RAID (uma placa separada normalmente é cara) com certeza fornece um desempenho superior. Mas considerando o RAID do chipset da placa mãe e do Windows, ambas utilizam a CPU para controlar a matriz RAID, e a diferença de velocidade é insignificante.

Como montar RAID 1 (espelho) no Windows?

No exemplo a seguir, estarei usando uma máquina virtual configurada no VirtualBox. Vou utilizar o sistema Windows 8.1 para configurar o RAID 1 (espelho).

Para fazer a configuração da Matriz Raid 1, é necessário ter 2 discos (HD) no computador, um com os arquivos e outro para fazer o espelho e que esteja com espaço não alocado,  de preferência que sejam da mesma marca e modelo.

Acesse o Gerenciador de Discos (diskmgmt.msc);

como configurar raid 1

Clique com o botão direito no volume que deseja espelhar e depois em adicionar espelho;

adicionar espelho raid 1

Selecione o disco que será utilizado para criar o espelho com espaço não alocado e clique em adicionar espelho;

configuração raid 1

Clique em ok para converter disco básico para disco dinâmico; LEIA TAMBÉM (Como converter partição MBR para GPT).

converter disco básico para dinâmico

Agora você tem um novo volume RAID 1 espelhado. Você notará que ambas as unidades na matriz RAID 1 informam “Sincronizando”, que é basicamente a cópia da unidade para o outro HD. Este processo pode demorar bastante se você tiver muitos dados, mas isso não tem problema porque está sendo feito em segundo plano.

sincronização matriz raid 1

Logo abaixo tem um vídeo que gravei onde explico com mais detalhes como configurar RAID 1 (espelhamento) no Windows. Espero que seja útil para você!

Como configurar RAID 1 (espelhamento) no Windows?

E para manter-se sempre bem informado, CLIQUE AQUI e assine gratuitamente nossa newsletter para receber os novos artigos!

Até mais…

17 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia, estou tentando Raid 1 pelo hardware do sistema e não consigo fazer a formatação do mesmo pois o HD em Raid 1 não aparece para selecionar.
    Alguma dica de como proceder?

    • Olá! Verifique se está realizando os procedimentos igual ao vídeo e se a versão do seu sistema é compatível com RAID1.

  2. Amigo montei uma raid 1 pelo Windows sem problema, mas noto que o uso de disco, entre as unidades espelhadas, fica sempre entre aproximadamente 50%… Mesmo quando o Windows não está processando nada. É normal? Se não, como posso ver onde está o problema?

  3. Primeiramente gostaria de parabenizar pelas explicações, é de grande ajuda suas explicações.
    Eu simulei o Raid1 numa maquina real, 2 hds 500gb, win7 ultimate x64. Funcionou quase que 100%. Não consegui inicializar o sistema simulando a perda do Disco0. Ou seja, o plex secundario nao deu boot.Como procederia numa situaçao real que precisasse iniciar pelo disco1 se o disco0 tivesse dado problemas?
    Muito Obrigado.

    • Olá! Verifique se ativou o RAID 1 na unidade do sistema operacional e também na unidade reservado pelo sistema.

  4. Meus parabéns pela ajuda que dá a nós usuários comuns.
    Já tinha feito RAID 1 pelo seu tutorial. Só que agora depois de um problema no Windows 10 (instalei de novo no SSD) meus HD’s de dados (2 de 1TB) não consigo mais fazer o RAID 1. Simplesmente essa opção de espelhamento sumiu. Mesmo dando um clean com o diskpart. Pior que nem via hardware (UEFI) ele me dá a opção mais.
    Tem noção do que possa ser?

    • Olá! Sinceramente não sei o que pode estar acontecendo, mas verifique se os drives da placa mãe estão instalados ou tente instalar outra versão do sistema operacional.

  5. Boa tarde. Tenho um server Dell 2008 que o hd original está com quase todo espaço ocupado, e tentei clona-lo para um maior com Clonezilla, mas sem sucesso. Apesar do clone terminar falando que foi tudo bem, o HD não sobe depois. Pensei em tentar ativar o espelhamento dessa forma que vc instruiu, de todas as partições originais em um hd novo e maior, depois “quebrar o espelhamento”, desligar o server, tirar o hd original e ver se sobe com o Hd novo. Tenho chance de obter êxito dessa forma? Ou de repente pelo Clonezilla (ou outra ferramenta de clonagem) tentar novamente? Engraçado que sempre clonei hds de windows 7, 8, etc e sempre funcionou, só com o 2008 server que não está querendo funcionar. Muito Obrigado.

    • Olá! Tente usar outra ferramenta para clonar o HD ou altere o tipo do HD na bios após dar boot no HD clonado. (Ex: AHCI para IDE). Lembre-se sempre de fazer o backup antes de realizar essas operações.

  6. Além dos HDs com o mesmo tamanho, há algum pré requisito necessário para a implementação do RAID 1? Digo, uma máquina de bom processamento, e/ou afins?

    • Olá! Com um Hardware melhor terá mais desempenho. Se preferir, existem também controladoras próprias de Raid.

  7. É possível criar um raid 1 (seja por software ou hardware) mas copiar só o que ainda há de diferente nos dois discos?
    Ou seja tenho um disco A principal e um disco B de backup. Comecei a copiar as coisas do A para o B, mas agora começo a ter dificuldade em verificar tudo o que ainda falta. Se criar um raid 1, o sistema automaticamente passa aquilo que ainda não está igual? Ou irá fazer tudo de novo?
    E posso colocar no disco B algo para ficar apenas lá, por não ser importante e não precisar de uma cópia no A?

  8. Faço o uso de RAID há + de 10 anos e sem sombra de dúvida, as controladoras off-boards são as melhores, seja usando como RAID0, RAID1, RAID5 e/ou outra configuração que o usuário desejar. Impreterivelmente, o uso em conjuntos de BBU’s nas controladoras ou no-breaks nas máquinas em uso, considero como indispensáveis.
    RAID é RAID, Backup é Backup. RAID e Backup, são distintos entre si…
    Infelizmente alguns confundem RAID como se fosse um “Backup Alternativo”, o que de fato não é.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui