Certificação SCRUM vale a pena? Já faz um tempo que as certificações ganharam força e credibilidade no mercado de trabalho, especialmente para aqueles profissionais que dominam sua área de atuação. Essa é a realidade dos profissionais de gestão de projetos.
A gestão de projetos vem acompanhando a evolução das tecnologias, bem como as técnicas de trabalho. Realmente é um grande diferencial obter certificação na área, para provar sua capacidade. A certificação SCRUM é ideal para isso. Mas o que é SCRUM e como ser aprovado no exame de Certificação?
O que é SCRUM?
SCRUM é um framework para desenvolvimento de produtos complexos, muito utilizados em projetos de desenvolvimento de software. Mas o que é um framework? São templates usados no seu desenvolvimento, não sendo necessários gastar tempo para reproduzir a mesma função em projetos diferentes.
Sua origem vem de uma jogada de um esporte muito comum em vários países do mundo. O rúgbi! Trata-se do reinicio da jogada, onde a equipe forma um tipo de bloqueio, formam uma muralha onde todos ficam juntos e unidos, com intuito de ganhar a bola. Se um membro falhar, compromete toda a equipe.
Assim a ideia do SCRUM, onde envolve um trabalho de equipe, a mesma precisa ser organizada, se entregando plenamente, para realizar suas tarefas.
Como saber então se o projeto é complexo o suficiente para usar o SCRUM? Precisamos ver a relação entre conhecimentos das exigências e das tecnologias abrangidas no projeto, ficando assim mais previsível as atividades necessárias para realização do mesmo. Por fim, consegue entregar de forma produtiva e criativa o projeto, tendo produtos do mais alto valor possível.
Ao se ter controle da tecnologia usada e ter domínio do que está sendo requerido, consegue-se procedimentos bem definidos, como por exemplo os métodos em cascatas, onde uma fase é iniciada após a outra. Mas se conhecemos pouco os requisitos ou as tecnologias, ficam mais complexas, gerando uma situação de confusão. É nesse cenário que aplicamos o SCRUM.
Esse framework foi criado em 2001 por um grupo que buscavam a necessidade de uma alternativa aos processos de desenvolvimento de software, trazendo assim um método com senso de organização e prática de engenharia para o desenvolvimento de software.
LEIA TAMBÉM:
Graduação ou Certificação em TI
Pilares Fundamentais
Consiste na sua estrutura fundamental de Três bases de suma importância.
- Transparência: Transparência dos métodos empregados e exigências ou requisitos de entrega e status.
- Inspeção: Inspeção constante de tudo o que está sendo feito.
- Adaptação: Adaptando os métodos do SCRUM as necessidades da empresa.
Práticas Fundamentais
Nas práticas fundamentais podemos separar em 3 Práticas:
Papéis
- Dono do Produto (Product Owner): Tem o poder de liderança sobre o Produto, sendo a pessoa responsável da decisão pelos recursos e utilidades. Define qual será a ordem que eles devem ser feitos. Deve buscar ter uma comunicação contínua com todos os outros participantes, dando uma visão clara do que a equipe SCRUM está buscando alcançar no projeto. É ele que prioriza os itens do produto final.
- Equipe de Desenvolvimento (DEV TEAM): Trata-se de quem vai construir os projetos propriamente dito. Quem decide é o time e não o gerente ou outra pessoa. O objetivo e ter uma equipe auto organizada, podendo assim determinar a melhor forma de poder realizar o trabalho.
- Scrum Master: Irá apoiar e dar suporte a todos os envolvidos, para que possam compreender e envolver-se com os valores, convicções e práticas do SCRUM, Sendo uma pessoa que domina muito o SRUM. Seu papel é executar a liderança e ajudar a equipe a evoluir sua própria abordagem.
Eventos
- Planejamento do Sprint (atividades a ser executadas), execução, reuniões diárias, revisão e retrospectiva.
Artefatos
- Produto, Sprint (atividades a ser executadas), Incremento.
Dinâmica do SCRUM
Tudo começa com a percepção do produto, provida pelo “Dono do Produto” descrevendo o seu foco e objetivo final. Em seguida precisa fragmentar essa percepção em todas as aplicabilidades que são necessárias. Essa lista dá-se o nome de Product BackLog. Sendo essas funções ordenadas por suas primazias (O que agrega mais valor ao negócio).
Os projetos são realizados em Sprints (ou tempo onde alguns itens selecionados são construídos e entregues). Para definir os sprints, devemos obedecer a uma determinação do SCRUM, que são os eventos de duração fixas (Time box). Fazendo com que cada sprint tenha duração fixas e a mesma duração. Normalmente esses “Sprints”, possui uma duração média entre 2 a 4 semanas.
Antes de cada Sprint começar é feito uma Sprint Planning (reunião de planejamento de Sprint), onde é criado o Backlog da Sprint. Baseada na capacidade e velocidade da equipe SCRUM, se define as funcionalidades, podendo completamente ser construídas no tempo do Sprint. Após um termino do Sprint, espera-se que um incremento seja entregue.
Certificação Scrum
Existe várias empresas que certificam o profissional como Scrum máster que buscam se qualificar cada vez melhor. Quando se fala de certificações Scrum, cada empresa possui uma visão muito particular com sua própria linha de pensamentos. Por isso antes de conquistar sua Certificação Scrum procure entender a linha de raciocínio da empresa certificadora.
Certificações Scrum disponíveis em português:
Scrum Fundamentals Certified (SFC): Certificação inicial para o universo Scrum e seus conceitos. E o melhor de tudo essa certificação é gratuita. Necessário apenas que se inscreva e faça uma prova, e após ser aprovado, passa a ter uma certificação Scrum. Como trata-se de uma certificação inicial, é voltada para as pessoas que se interessam em ter mais conhecimento sobre os métodos Scrum.
Scrum Developer Certified (SDC): Uma certificação que é direcionada apenas para os membros da equipe DEV TEAM. Não existe pré-requisitos para prestar a prova e ela é feita de forma online. Para ser monitorado durante a prova, existe a necessidade de ter uma câmera ligada.
Scrum Master Certified (SMC): Uma certificação indicada para aqueles que desejam exercer o papel de Scrum Master em equipes Scrum. Não há formalidades para que se possa fazer a prova. A mesma é feita online, também com a necessidade de ter uma câmera ligada.
Preparação para Exame Scrum
Como vimos ter uma certificação SCRUM agrega mais valor e credibilidade para o Profissional, pois sua metodologia é focada nas melhores práticas. E toda certificação que é valorizada, o candidato precisa provar que merece o título. Por isso a importância de se preparar com quem realmente entende do assunto.
Abaixo separei um Treinamento SCRUM para você prepara-se para o exame. Clique na imagem e confira…
Certificação Scrum Master COMPLETO: 5 certificações em 1
+ de 300 Alunos CERTIFICADOS! Ajudamos você a passar nas certificações em Scrum: SFC™, SDC™, SMC™, ASF™ & PSM I™
O que você aprenderá?
- Seja aprovado em uma ou mais certificações em Scrum & Agile: SFC, SDC, SMC, ASF e PSM I™.
- Tire a sua primeira em Scrum, a SFC, que é gratuita.
- Entre para o grupo de mais de 300 alunos já certificados com a gente.
- Aprenda a aplicar o framework ágil mais famoso do mundo, o Scrum, em seus projetos.
E para manter-se sempre bem informado, CLIQUE AQUI e assine gratuitamente nossa newsletter para receber os novos artigos!
Até mais…
LEIA TAMBÉM:
Certificação Cobit 5 Foundation