A Certificação ISO 20000 é o padrão utilizado pelas empresas para gerenciamento de serviços de TI (ITSM) para garantir que seus processos estejam alinhados com as necessidades do negócios.
A ISO 20000 descreve um conjunto integrado de processos e melhores práticas que formam um sistema de gerenciamento de serviços para entrega de serviços de TI.
A ISO 20000 é a primeira norma para gerenciamento de serviços de TI reconhecido internacionalmente, o que o torna importante para empresas.
A norma é publicado em duas partes: ISO / IEC 2000-1, que descreve os requisitos para o desenvolvimento e implementação de um sistema de gerenciamento de TI, e a ISO / IEC 2000-2, que descreve as melhores práticas e processos a serem aplicados para gerenciamento de serviços.
Como a maioria dos padrões ISO, as empresas precisam ser certificadas para serem reconhecidas para demonstrar que possui controles e procedimentos adequados para entrega de serviços de TI. A certificação pode ser usada como um diferencial para ganhar competitividade e confiabilidade dos serviços de TI.
Os profissionais da área também podem ser certificados como especialistas na implementação do padrão ISO 20000 por meio de exames de certificação.
ISO 20000: para quem e destinada?
- Organização que exige garantia de que seus requisitos de serviço serão atendidos por uma empresa;
- Empresa provedora de serviços de TI que queira demonstrar sua capacidade para um projeto e que atenda os requisitos de serviço de TI;
- Empresa provedora de serviços de TI que deseja monitorar, medir e revisar seus processos.
Benefícios da ISO 20000
A ISO 20000 pode ajudar sua organização a avaliar seu ITSM, melhorar seus serviços e demonstrar capacidade de atender aos requisitos do cliente.
Alguns dos benefícios mais comuns da certificação ISO 20000 para provedores de serviços são:
- Entrar no setor público, pois geralmente essas empresas exigem que seus provedores de serviços de TI estejam em conformidade com a Certificação ISO 20000;
- Fornece garantia aos clientes de que seus requisitos de serviço serão atendidos;
- Oferece diferenciação no mercado, demonstrando confiabilidade e alta qualidade de serviço;
- Permite que os provedores de serviços de TI monitorem e analisem seus processos e serviços;
- Ajuda a entender os papeis de cada um nos processos de TI.
ITIL e ISO 20000
Existe uma relação importante entre a ISO 20000 e a ITIL. A ITIL fornece as melhores práticas no gerenciamento de serviços de TI, incluindo opções que podem ser adaptadas pelas organizações de acordo com a necessidade do negócio.
A ISO 20000 por outro lado, é um padrão com requisitos claramente definidos que devem ser cumpridos para certificar que um mínimo de padrões de melhores práticas sejam atendidos. A ISO 20000 é baseada na ITIL, e a ITIL é projetada com a ISO 20000; Portanto, elas se complementam.
Os profissionais da área podem estudar sobre as melhores práticas da ITIL e conquistar várias certificações. No entanto, é importante observar que empresas não podem receber uma certificação ITIL.
ISO 20000-1 e ISO 20000-2
A Certificação ISO 20000 é uma maneira das empresas comprovarem que seguem as melhores práticas no gerenciamento de serviços de TI.
ISO 20000-1
A ISO 20000-1 é baseada em sete cláusulas . Cada cláusulas requer requisitos específicos que devem ser atendidos para a entrega de serviços de TI.
- Escopo
- Referências Normativas
- Termos e definições
- Requisitos gerais do Sistema de Gestão de Serviços (SMS)
- Desenvolvimento e Transição de Serviços Novos ou Alterados
- Processos de entrega de serviços
- Processos de Relacionamento
As organizações podem ser certificadas na ISO 20000-1, mas não na ISO 20000-2.
ISO 20000-2
A ISO 20000-2 ajuda os líderes de negócios a transformar requisitos em práticas, oferecendo orientação sobre prestação de serviços. As organizações não são certificadas na ISO 20000-2.
Benefícios da Certificação ISO 20000
A implementação da ISO 20000 fornece às organizações vários benefícios importantes, alguns dos quais semelhantes aos da estrutura ITIL.
Para conquistar a Certificação ISO 20000 as organizações devem passar por uma auditoria conduzida por um órgão certificador. Um certificado será emitido se a organização passar na auditoria. A ISO 20000 pode ser implementada com a ITIL ou vários outros frameworks de melhores práticas que se complementam.
A auditoria de Certificação ISO 20000 Levará em conta muitos processos, entre eles:
- Documentação adequada mostrando práticas da ISO 20000;
- Desenvolver uma campanha de conscientização interna sobre a ISO 20000;
- Para cada auditoria, as empresas serão solicitadas a concluir um projeto a ser auditado;
- Familiaridade com processos e princípios da ISO 20000;
- Evidência de que os processos da ISO 20000 são respeitados;
- Identificação de quais áreas da sua empresa estão em conformidade com a ISO 20000;
- Criação de um projeto para conclusão de acordo com os padrões ISO 20000;
- Selecione o gerente de projeto, equipe e auditor.
Certificação ISO/IEC 20000 Foundation Bridge (EXIN)
Além da certificação para empresas, existem as certificações voltadas para os profissionais de TI que desejam comprovar seus conhecimentos na ISO 20000.
A EXIN oferece desde 2008 um programa de qualificação profissional baseado na ISO 20000, o EXIN ITSM.
A Certificação IT Service Management Foundation Bridge é destinada para profissionais que tenham o Certificado ITIL Foundation.
A Certificação IT Service Management Foundation Bridge descreve as principais informações e conceitos para o Gerenciamento de Serviços de TI, bem como sua relação com outras áreas de gerenciamento de informações.
Curso ISO/IEC 20000 Foundation Bridge
IT Service Management Foundation Bridge based on ISO IEC 20000 (EXIN)
Este é um treinamento introdutório de fundamentos do Gerenciamento de Serviços de TI, sendo o primeiro nível de conhecimento nos padrões da norma ISO/IEC 20000:2011.
Neste treinamento você irá aprender os princípios e elementos essenciais da norma ISO/IEC 20000. A ISO/IEC 20000-1 (Parte 1) é a especificação formal que define os requisitos que devem ser satisfeitos pelas empresas que desejam conquistar a certificação, e a ISO/IEC 20000-2 (Parte 2) descreve um código de prática.
Este curso é a porta de entrada para o esquema de qualificação profissional em Gerenciamento de Serviços de TI (ITSM) baseado na ISO/IEC 20000 e prepara o participante para o exame de certificação ISO/IEC 20000 Foundation Bridge.
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