Olá amigos da TI! Hoje vou falar sobre a Certificação HDI para quem deseja trabalhar com atendimento e suporte a clientes internos e externos. A Certificação HDI está sendo muito requisitada pelas empresas, apesar de ser pouco conhecida.
Conheci essa Certificação através de um Amigo no Grupo do WhatsApp que disponibilizo aqui no Blog, e vou passar para você as principais Certificações HDI para enriquecer sua carreira profissional.
Como sabemos, vem crescendo muito a procura por Especialista em Suporte da TI, principalmente quando as organizações realizam atualizações de software e hardware nos seus equipamentos.
E com isso chegamos na Certificação HDI para direcionar e capacitar esses profissionais! Essas Certificações são uma boa aposta para aqueles que estão iniciando suas carreiras na TI e que procuram uma vaga de emprego como help desk. Também são indicadas para aqueles que procuram alcançar cargos como gerente ou diretor. Leia também (Certificação SQL Server).
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O que é Certificação HDI “Help Desk Institute”?
O HDI foi fundado em 1989 por Ron Muns e atualmente é a maior associação do mundo de profissionais do mercado de suporte a cliente, incluindo Service Desk, Suporte de Campo, Central de Serviços Compartilhados (CSC), Contact Center, etc.
Sua missão principal é facilitar o desenvolvimento do Profissional e promover o sucesso organizacional através das operações de serviços de suporte da TI.
Além das certificações e treinamentos, o HDI também organiza conferências e eventos em todo o mundo, produz publicações e pesquisas e oferece várias oportunidades para que os profissionais interessados trabalhem em rede e colaborem entre si. Leia também (Certificação Windows 10).
As Certificações HDI são baseadas em padrões reconhecidos internacionalmente, desenvolvidos por comitês formados por empresas líderes do mercado, experts em suporte a cliente, consultores e pesquisadores que buscam cada vez mais as melhores práticas do setor.
As maiores e mais importantes empresas do país treinam e certificam constantemente seus profissionais junto ao HDI.
O HDI também está no Brasil e possui seu próprio Board representado pelas maiores empresas do Brasil, com profissionais que se reúnem trimestralmente para discutir os rumos da indústria do suporte.
Visão Geral das Certificações HDI
As certificações HDI são organizadas principalmente em torno das funções de operações de serviços e de suporte, e são reconhecidas internacionalmente.
Os treinamentos para Certificação HDI foram especialmente preparados para capacitar esse setor, além de preparar os profissionais para o Exame de Certificação HDI.
Vamos então conhecer as principais Certificações HDI e seus exames…
Certificação HDI Customer Service Representative (HDI-CSR).
A Certificação HDI Customer Service Representative (HDI-CSR) foi desenvolvida para melhorar as técnicas e habilidades do atendente da linha de frente, para fornecer um serviço excelente ao cliente, sendo responsável também pela qualidade da comunicação e pelo nível de satisfação dos mesmos.
Preço da Certificação HDI Customer Service Representative (HDI-CSR)
- Exame HDI-CSR = $ 145,00 Dólares.
Certificação HDI Desktop Support Technician (HDI-DST)
A Certificação HDI Desktop Support Technician (HDI-DST) é uma credencial para profissionais de suporte técnico que apoiam os colaboradores internos ou remotos.
O HDI-DST trabalha as técnicas para melhorar a interação com o cliente e a compreensão dos acordos de nível de serviço. Leia também (Certificação Windows Server 2016).
Preço da Certificação HDI Desktop Support Technician (HDI-DST)
- Exame HDI-DST = $ 145,00 Dólares
Certificação HDI Support Center Team Lead (HDI-SCTL)
A Certificação HDI Support Center Team Lead (HDI-SCTL) foi desenvolvida especialmente para líderes, coordenadores e supervisores de Help Desk, Service Desk e centrais de Atendimento que precisam ter habilidades de liderança, conhecer as melhoras práticas para gestão de pessoas, processos e métodos de serviço e suporte.
Os candidatos à Certificação do HDI-SCTL devem compreender as habilidades de gerenciamento e liderança de equipe, acordos de nível de serviço e de nível operacional, processos da ITIL para gerenciamento de incidentes, gerenciamento de problemas, gerenciamento de mudanças, gerenciamento de ativos, etc.
Preço da Certificação HDI Support Center Team Lead (HDI-SCTL)
- Exame HDI-SCTL = $ 145,00 Dólares
Certificação HDI Support Center Analyst (HDI-SCA)
A Certificação HDI Support Center Analyst (HDI-SCA) é uma credencial para a equipe de suporte técnico da linha de frente que gerenciam incidentes.
O HDI-SCA concentra-se em habilidades críticas de atendimento ao cliente para uma melhor satisfação e resolução de problemas, assim como, as ferramentas e processos fundamentais de um help desk, service desk incluindo a introdução ao ITIL. Leia também (Certificação ITIL).
Preço da Certificação HDI Support Center Analyst (HDI-SCA)
- Exame HDI-SCA = $ 145,00 Dólares
Certificação HDI Support Center Director (HDI-SCD)
A Certificação HDI Support Center Director (HDI-SCD) foi desenvolvida para Gestores, Superintendentes que estão à frente da organização de TI da empresa.
Os candidatos entenderão como utilizar da forma mais produtiva as suas habilidades de comunicação, liderança, planejamento e experiência para alinhar e integrar o departamento de TI aos objetivos do negócio.
O HDI-SCD apresenta tópicos relacionados à gestão do conhecimento, estratégias para a gestão de trabalho, coaching, construção de equipes, planejamento de sucessão, etc.
Preço da Certificação HDI Support Center Director (HDI-SCD)
- Exame HDI-SCD = $ 225,00 Dólares
Certificação HDI Problem Management Professional (HDI-PM)
A Certificação HDI Problem Management Professional (HDI-PM) é indicada para profissionais envolvidos no planejamento e na implementação de um processo de gerenciamento de problemas, investigando e diagnosticando problemas, analisando a causa, desenvolvendo soluções alternativas e corrigindo mudanças. O HDI-PM é baseado na ITIL, ISO/IEC 20000 e COBIT.
Preço da Certificação HDI Problem Management Professional (HDI-PM)
- Exame HDI-PM = $ 225,00 Dólares
Certificação HDI Desktop Support Manager (HDI-DSM)
A Certificação HDI Desktop Support Manager (HDI-DSM) é indicada para o pessoal de suporte de desktops, incluindo suporte de notebooks, impressoras e outros dispositivos. Leia também (Certificação Cisco).
Um Profissional Certificado HDI-DSM é responsável pela execução de planos operacionais e táticos para atender às necessidades de clientes e empresas.
Preço da Certificação HDI Desktop Support Manager (HDI-DSM)
- Exame HDI-DSM = $ 225,00 Dólares
Certificação HDI Support Center Manager (HDI-SCM)
A Certificação HDI Suporte Center Manager (HDI-SCM) é indicada para profissionais que desejam trabalhar na gestão nos planos operacionais e táticos de uma organização.
Conquistando esse título, você estará apto para criar contratos de serviços operacionais, etapas envolvidas na análises de custo-benefício, cálculos de ROI E TCO, etc. Leia também (Primeira Certificação Microsoft).
Preço da Certificação HDI Support Center Manager (HDI-SCM)
- Exame HDI-SCM = $ 225,00 Dólares
Validade das Certificações HDI
As seguintes Certificações tem validade de 3 anos:
- HDI-SCD
- HDI-DSM
- HDI-SCM.
E para manter o título, será necessário refazer o exame. O restante das Certificações não expiram!
Para maiores informações, acesse o site oficial clicando AQUI!
Até mais…
Pela sua conclusão, vale a pena investir nessa certificação mesmo existindo outras mais conhecidas como MSCE ou ITIL?
Eu particularmente prefiro seguir na carreira de Certificação Microsoft. Mas sempre faça uma análise no mercado para ver quais certificações as empresas estão requisitando.
Boa noite gostei muito da sua materia sobre hdi.