Compartilhar arquivos na rede é muito importante para que outros usuários possam acessar e editar esses arquivos, agilizando os processos de uma empresa.
Embora o compartilhamento de arquivos no Windows possa ser feito usando a GUI (Interface Gráfica), muitos profissionais mais avançados preferem usar a linha de comando, principalmente em uma infraestrutura onde a segurança é levada a sério.
Esse comandos que muitas vezes assustam os profissionais iniciantes são cobrados principalmente nos exames de Certificação Microsoft. E se deseja ser um Profissional Certificado Microsoft, entender esses comandos é crucial para ser aprovados nos exames.
Compartilhar arquivos usando a linha de comando é mais rápido e mais profissional. As tarefas de gerenciamento de rede tem muitas ferramentas de linha de comando que funcionam perfeitamente. Por exemplo, com o Net Share você pode fazer muito mais do que compartilhar arquivos usando a linha de comando.
De preferência, você precisa conhecer o básico das interfaces de linha de comando. No Windows, você pode usar o Prompt de Comando ou Power shell. Ambos funcionam perfeitamente para compartilhar arquivos na rede. Alguns comandos precisam ser executados no Power shell.
Muitas vezes eu ouço que o Windows é um sistema operacional ruim, porque você tem que fazer tudo a partir da GUI, principalmente os amantes de Linux. Mas saiba que o Windows possui muitas ferramentas úteis em sua linha de comando. Sem contar o Power Shell, que dependendo você pode criar scripts para fazer qualquer operação no sistema.
No vídeo abaixo eu explico com mais detalhes como compartilhar pastas na rede usando o comando Net Share.
Net Share: Compartilhar pasta na rede
Neste vídeo vou te ensinar como compartilhar pasta no Windows utilizado o comando Net Share no Prompt de Comando.
E para manter-se sempre bem informado, CLIQUE AQUI e assine gratuitamente nossa newsletter para receber os novos artigos!
Até mais…