Você está pensando em como criar aplicativos para Android e aventurar-se no mercado de aplicativos? Ainda está com aquela dúvida se vale a pena? Para começar, se você é uma pessoa analítica e só acredita em números, veja esses dados:
- O ano de 2017 superou a marca de 175 bilhões de aplicativos baixados, impulsionado por mercados como o Brasil, que aparece entre os principais em números de downloads no mundo;
- O primeiro trimestre de 2018 foi recorde em número de downloads de aplicativos, registrando um total de 28,4 bilhões de downloads no período, sendo 19,2 bilhões provenientes da Google Play.
Com esses dados, ficou claro o quanto esse mercado é poderoso e, com os números da Google Play, vale a pena desenvolver para Android.
Agora que você já decidiu entrar nesse mundo, veja 4 dias de como criar aplicativos para Android:
1 – Identifique uma demanda
O primeiro passo para o desenvolvimento de aplicativos para Android é identificar uma demanda. Em um mercado com grande concorrência, ter um diferencial e ser original é de suma importância.
Por isso, pesquise muito sobre o assunto, faça um levantamento de problemas, converse com seus amigos e identifique onde há uma demanda para poder supri-la através do seu aplicativo.
2 – Defina o seu planejamento
Uma ideia sem planejamento está fadada a dar errado, ainda mais em um projeto de Como criar um aplicativo Android.
Por isso, planeje, coloque tudo no papel, defina quais são os seus objetivos, quem é o seu público-alvo, o seu orçamento, faça um protótipo da ideia para analisar se ela vai funcionar.
3 – Faça cursos de como criar aplicativos para Android
Estudar nunca é demais, ainda mais no universo digital que simplificou a busca por conhecimento com o avanço de cursos online e a facilidade para encontrar bons artigos sobre os mais variados assuntos.
Pensando nisso, eu separei um curso bem interessante para você aprender programação Android. Nesse curso Android você vai aprender:
- Aprenda a criar apps reais que podem ser mostrados para amigos ou usados em uma entrevista de trabalho.
- Aprenda a construir aplicações Android com os principais recursos de apps famosos como: Flappy Bird, Instagram e WhatsApp.
- Ofereça seu serviço de desenvolvedor Android para empresas.
Requisitos do Curso de Desenvolvimento Android
- Curso para iniciantes: você aprenderá do zero como desenvolver aplicações para Android; não é necessário ter conhecimento prévio de programação;
- Computador com acesso à internet;
- Nenhum software pago é necessário;
- Android Studio 2.1.
Para mais informações sobre o curso de programação Android online, clique na imagem abaixo:
4 – Coloque a mão na massa
Após definido o seu projeto, com todo o seu planejamento e objetivos, chegou a hora de botar a mão na massa e criar o seu app para Android.
Design
Para começar, dê muita importância ao design. Além do visual, ele também influencia na experiência do usuário de como ele irá ultilizar o aplicativo.
Para isso, existem dois caminhos: você fazer o design ou contratar alguém para fazer para você.
Ferramentas
Para desenvolver o seu aplicativo android, você precisa de algumas ferramentas que vão te ajudar nesse processo. São elas:
- Android SDK: o Software Development Kit é um pacote de ferramentas que permite programadores desenvolverem aplicativos;
- Eclipse ADT (Android Developer Tools): é baseada na ferramente Eclipse, a mais famosa entre os desenvolvedores Java;
- Android Studio: é baseada na ferramenta IntelliJ IDEA.
Google Play
Após o desenvolvimento, ele deverá ser publicado no Google Play, a principal plataforma de distribuição de aplicativos e jogos do Android.
Essas foram algumas dicas de como criar aplicativos para Android. Com muito planejamento, estudo, foco e persistência, com certeza o seu aplicativo será um sucesso.
E, principalmente, acredite na sua ideia. No começo pode parecer difícil, mas esse mercado é muito promissor e com alta demanda, no final, irá valer a pena todo o seu esforço.
E para manter-se sempre bem informado, CLIQUE AQUI e assine gratuitamente nossa newsletter para receber os novos artigos!
Até mais…
LEIA TAMBÉM:
O que é Tecnologia da Informação